SEDENTARISMO NO BRASIL
O índice de sedentarismo cresce conforme a pessoa envelhece. Dos 18 aos 24 anos, 39% dos brasileiros não praticam atividades físicas.
Na faixa etária de 25 a 44 anos, a taxa de sedentarismo aumenta para 50%. Dos 45 aos 59 anos, passa para 53%. E entre os idosos de 60 a 70 anos chega ao seu ápice: 57% levam uma vida sedentária.
A redução de 7% do peso corporal e a prática de exercícios físicos três vezes por semana são suficientes para prevenir o "pré-diabetes", um estágio anterior à diabetes.
Menos de 15% praticam atividade física com regularidade
Não é novidade que os brasileiros estão cada vez mais sedentários. O surpreendente é o resultado de mais uma pesquisa, publicada pelo Estadão, sobre o tema.
O Ministério da Saúde divulgou que apenas 14,7% dos brasileiros praticam atividades físicas com a regularidade.
A prática regular de atividades físicas é definida pela Organização Mundial da Saúde – OMS como 30 minutos diários de atividades físicas, cinco vezes por semana.
O estudo também mostra que chega a 16,4% o índice de sedentarismo no país – percentual de pessoas que não fazem nenhuma atividade física (nem mesmo durante o deslocamento para o trabalho ou na limpeza da casa).
Nos períodos de descanso, os dados indicam que é a televisão o que mais distrai o brasileiro – 25,8% dos adultos passam pelo menos três horas em frente à TV durante cinco dias da semana ou mais.
O RESULTADO DESSA PESQUISA FOI PUBLICADO EM DIVERSOS JORNAIS. O TEXTO ACIMA FOI EXTRAÍDO DO DATAFOLHA.
ATIVIDADE FÍSICA NA PREVENÇÃO DE DOENÇAS
O sedentarismo é considerado como um dos mais sérios agravos para a saúde de corpo e mente. O indivíduo que não dispõe de uma carga regular de atividade física, de preferência moderada, não está tão equilibrado, física e psiquicamente, como poderia. Estudos vêm demonstrando grande associação entre estilo de vida ativo, menor probabilidade de morte e maior qualidade de vida. Os males provocados pelo sedentarismo superam em muito as eventuais complicações decorrentes da prática de exercícios físicos.
O sedentarismo relaciona-se a uma série de doenças crônico-degenerativas. Pesquisas têm comprovado que indivíduos fisicamente aptos tendem a apresentar menor incidência da maioria dessas doenças. Isto se explica por uma série de benefícios fisiológicos e psicológicos, decorrentes da prática regular da atividade física.
A prática monitorada da mesma, definitivamente contribui para saúde pública, com grande economia em gastos relacionados a tratamentos médicos e internações hospitalares.
Obviamente existem alguns riscos geralmente relacionados ao sistema cardiovascular e musculoesquelético. Porém estes podem ser prevenidos através de testes e avaliações simples. Além disso, os estudos epidemiológicos vêm demonstrando que a relação de riscos envolvendo o sedentarismo é extremamente maior que os relacionados à prática de atividade física.
Enumeram-se abaixo algumas das principais doenças comprovadamente combatidas pela prática monitorada de atividade física regular:
1-Obesidade
2-Diabetes Melito tipo II
3-Doença vascular periférica
4-Acidente vascular encefálico
5-Hipertensão arterial sistêmica
6-Doença aterosclerótica coronariana
7-Artrose
8-Osteoporose
9-Câncer de cólon
10-Câncer de pulmão
12-Câncer de próstata
13-Ansiedade
14-Depressão
Portanto, quem ainda não ingressou em um programa supervisionado de atividade física deve procurar fazê-lo o mais breve possível!