Treinando em Dupla


Iniciar um programa de treinamento é difícil para qualquer um, e torna-se ainda mais difícil quando ainda não estamos acostumados com o ambiente fechado e com os equipamentos de uma academia por exemplo. Observando a chegada de grupos de amigos, pais e filhos e casais, notamos que a motivação parece ser outra, um clima maior de descontração é criado e um aluno tenta estimular o outro.

A maioria das academias oferece também um plano familiar que pode tornar o valor da mensalidade bem atrativo, e também algumas empresas permitem que o treinamento físico personalizado possa ser realizado por duplas. Geralmente o valor de uma hora de aula cobrado pelo "personal trainer" para duplas é bem mais atraente do que a aula individual.

Um estudo do Departamento de Cinesiologia da Universidade de Indiana, EUA comparou a taxa de adesão em doze meses de adultos casados (16 pares) que treinaram juntos (mesmo dia, mesmo local e hora) com 16 homens e 14 mulheres que eram casados, mas treinavam sozinhos. O interessante neste estudo foi que todos eles já estavam matriculados no programa de aptidão física da Universidade, eles não foram convidados para treinar. Foram convidados para o estudo após terem se matriculado espontaneamente.

Os casais que treinavam juntos tiveram uma assiduidade 14% mais elevada que os casados que treinavam sem o companheiro, e a taxa de abandono foi de 6,3% para os casais comparado com 43% para os casados sem o companheiro. A motivação individual foi avaliada por questionário e não mostrou diferenças para nenhum grupo. A influência principal a aderência ao treinamento foi justificada pelo apoio do conjugue.

FONTE: Twelve month adherence of adults who joined a fitness program with a spouse vs without a spouse. J Sports Med Phys Fitness. 1995 sep 35 (3)

2 comentários:

  1. mas fica difícil quando você e sua dupla não conseguem chegar nunca no mesmo horário!

    ResponderExcluir
  2. kkkkkk então vocês são uma ex dupla !

    ResponderExcluir